A revista Nova Escola é sempre uma ótima fonte de pesquisa para os professores, bastante atual, cheia de dicas para trabalhar o novo e sair da rotina. Neste artigo você encontra uma boa dica de trabalhar proporcionalidade com seus alunos, através de uma maneira super didática e prática para ensino fundamental II.
Vamos conferir?:
Quebra-cabeça da proporcionalidade
Publicado por
Objetivo(s)
Encontrar a constante de proporcionalidade em um problema.
Conteúdo(s)
- Proporcionalidade
Ano(s)
6º
7º
Tempo estimado
5 aulas
Material necessário
- papel
- régua
- tesoura
- Quebra-cabeça (conforme o modelo abaixo)
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida
a turma em grupos, entregue o quebra-cabeça e proponha que fabriquem
outra figura nos mesmos moldes, porém maior: o lado que mede 4
centímetros deve medir 7.
2ª etapa
É
provável que, ao buscar a solução do problema, muitos alunos optem por
adicionar 3 centímetros a cada um dos lados da figura, apoiados na
informação de que entre 4 e 7 foi necessário somar 3. Porém, quando
tentam encaixar as peças novamente, não conseguem. Por isso, oriente
para que refaçam a atividade. Eles devem reorganizar as peças, conferir
as medidas e questionar os colegas quanto à confecção do trabalho.
Acompanhe as discussões e registre as estratégias utilizadas por cada
grupo.
3ª etapa
Discuta
as soluções com toda a sala para que os estudantes tenham a
oportunidade de defender e comparar seus pontos de vista. Note que vão
se apoiar nos conhecimentos que já têm sobre o assunto, baseando-se em
regras ou usando o campo multiplicativo, por exemplo. Estratégias como
"para alcançar o 7, posso calcular 2 x 4 - 1 = 7 ou 2 x 6 - 1 = 11
etc.".
4ª etapa
Na
tentativa de solucionar o desafio, os alunos devem perceber que a
ampliação dos lados utilizando a adição de 3 centímetros na figura não
respeita a mesma proporção e que isso ocorre na multiplicação. Ao
utilizarem cálculos semelhantes aos da etapa anterior, é provável que se
aproximem da resposta, mas ainda não encontrem o resultado correto.
Nesse momento, levante o conhecimento sobre a razão (a razão de uma
proporcionalidade direta é encontrada dividindo uma grandeza pela
outra). Com essa informação, peça que os estudantes calculem a razão
para que a ampliação do quebra-cabeça seja correta (7 ÷ 4 = 1,75).
Assim, vão utilizar esse dado para encontrar as demais medidas (6 x 1,75
= 10,5 ou 5 x 1,75 = 8,75 e assim sucessivamente) até que o novo
quadrado seja montado.
Observe
o desempenho dos alunos ao longo do trabalho, pois, para controlar o
aumento das peças de maneira que elas se encaixem, será preciso
compreender a importância da constante e do modelo de proporcionalidade
propostos. Observe as estratégias e debata-as com a turma. Assim, se um
aluno não compreendeu como se dá a proporcionalidade entre as grandezas
apresentadas no problema, a conversa em grupo poderá auxiliá-lo.
Flexibilização
Para trabalhar com alunos com deficiência intelectual vale investir em questões facilmente perceptíveis por ele nas situações do cotidiano. O uso de materiais concretos e da calculadora auxiliam sempre. Elaborar problemas utilizando desenhos e recortes é muito positivo, pois dessa forma se está mexendo com frações nas proporções. Mostre, inicialmente, quando duas frações representam a mesma quantidade, utilizando barras de chocolate ou uma pizza, por exemplo. Todo registro e anotações das atividades são importantes para organização do pensamento do aluno com deficiência intelectual. Será que se eu comprar uma barra de chocolate e dividir em duas partes iguais e der uma parte para o meu amigo e dividir outro chocolate em quatro partes e der duas para o meu amigo ele receberá a mesma quantidade? Com isso você começa a explorar o conceito de equivalência. E então é possível começar a explorar a utilização das letras nas frações, utilizando a propriedade fundamental numa proporção. Trabalhar a multiplicação cruzada e perguntar qual é o número que multiplicado por 10 vai resultar 30 (podemos fazer a tabuada do 3 e utilizar a calculadora). A seguir, ajude o aluno a substituir no lugar do x o número encontrado e trabalhe novamente com desenhos, caso seja necessário. Faça com que o aluno pratique mais exercícios semelhantes no contraturno, com ajuda do Atendimento Educacional Especializado e amplie o tempo de realização das atividades para o aluno com deficiência intelectual.
Deficiências
Intelectual
Fonte: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/quebra-cabeca-da-proporcionalidade
Fonte: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/quebra-cabeca-da-proporcionalidade
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